Os óleos ozonizados são óleos vegetais que passaram por um processo de reação química de ozonização. Nessa reação, o óleo vegetal de origem é mantido em contato com o gás ozônio medicinal em condições padronizadas, gerando subprodutos de reação com atividade terapêutica. O óleo ozonizado resultante tem ação antisséptica, antimicrobiana, antifúngica, cicatrizante, anti-inflamatória, dermocalmante, clareadora, hidratante e repositora lipídica, promovendo benefícios por sua aplicação em pele, cabelo e unhas. Podem também, mediante avaliação de segurança e eficácia, ser aplicados em produtos de uso pet e suplementos orais, além de produtos para a saúde com finalidade de cicatrização e anti-inflamatória.
O óleo vegetal (não ozonizado) é o ponto de partida para fabricação do óleo ozonizado. No processo de ozonização do óleo vegetal, há formação de NOVOS COMPONENTES TERAPÊUTICOS que não estão presentes no óleo vegetal original (como o Phytol), além do significativo AUMENTO DA QUANTIDADE de outros componentes terapêuticos (como fitosteróis, squalane, e o ácido eicosanóico). Assim, o óleo ozonizado tem composição diferente do óleo vegetal que o originou.
O óleo de girassol ozonizado apresenta propriedades terapêuticas, tais como antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória e de modulação da cicatrização (reparo tecidual). Além disso, possui efeito clareador e ajuda a prevenir hiperpigmentação pós-inflamatória (escurecimento da pele após inflamação). Essas propriedades se devem à ação dos produtos da ozonização de compostos insaturados como terpenos, ácidos graxos, e triglicerídeos.
Tanto o óleo vegetal ozonizado, como os blends, podem ser usados como ativos ou como veículos da formulação, podendo ser incorporados em produtos cosméticos, produtos pet, odontológicos, produtos correlatos, entre outras aplicações.
Atendemos tanto indústrias quanto farmácias magistrais. Nosso mínimo de venda é em uma embalagem de 1 litro.
Recomendamos que, caso ele seja incorporado em uma emulsão ou algum sistema mais complexo, seja utilizado na concentração de 1 a 3%. Recomendamos que ele seja adicionado após o processo de emulsificação, a frio (temperatura máxima de 40°C) para garantir a integridade de óleo.
Até o momento, não verificamos nenhum problema de incompatibilidade do óleo com outras matérias-primas. Somente é importante atentar que o óleo é um componente lipossolúvel.
Não. Na Ozon Solution trabalhamos com óleo ozonizado com índices de peróxidos mais baixos (de baixo a médio), o que não promove risco de oxidar o produto. Pelo contrário: ao estudarmos a composição do produto, verificamos o aumento de concentração de diversos componentes antioxidantes.
Os óleos ozonizados de uso cosmético são considerados seguros de acordo com a literatura. Porém, no caso de uso para público infantil deve-se seguir a legislação específica (RDC Nº 639/2022) e realizar os estudos de segurança determinados na norma.
São os produtos formados na reação de ozonização.
Não. Atestamos que o óleo é não comedogênico e não acnegênico. Não causa aumento da oleosidade da pele.
O ozônio é uma molécula instável, usada somente no processo de fabricação do óleo. Após sua produção, as moléculas de ozônio não estarão mais lá. Portanto, esse risco não existe.
Ele é tão seguro que pode até ser usado como veículo da formulação. Nosso óleo passou por estudos de segurança dermatológica, ginecológica, odontológica, é hipoalergênico e foi testado em pele sensível.